sexta-feira, 28 de março de 2008

Licenciamento de Instalações de Microgeração

A microgeração surge como a plataforma que pretende revolucionar o actual modelo energético da maioria dos países da europa, baseado na centralização da produção e distribuição de energia eléctrica. Para além disso, tem grandes vantagens ambientais, tecnológicas e económicas.

A par desta realidade, o Governo criou recentemente o Decreto-Lei 363/2007 de 2 de Novembro, que torna económicamente viável a instalação de sistemas de microgeração nas habitações e edifícios de serviços, por permitir a venda da totalidade da energia produzida à empresa de distribuição de energia, valorizada entre 4 a 6 vezes mais que a energia comprada directamente a essa empresa.

Face à actualidade do tema e ao défice de informação e esclarecimentos existentes, a iiR Portugal, empresa multinacional dedicada à prestação de serviços de formação e consultoria, convidou a Self Energy Innovation para preparar um seminário intensivo que abordasse a temática do Licenciamento de Instalações Microprodução, por forma a esclarecer os futuros "produtores de energia", de todo o processo regulatório que vai desde o contacto com o Sistema de Registo de Microprodução, ao financiamento do projecto e à produção efectiva de energia para venda à rede.

O Seminário será conduzido e leccionado pelos especialistas do Grupo Self Energy, Dr. Miguel Matias, Dr. Francisco Carvalho, Eng. Frederico Dinis e Eng. Ricardo Silva, que irão abordar os seguintes temas: - Benefícios e Desafios da Microgeração;

- Soluções e Tecnologias;

- Enquadramento legislativo;

- Regimes de remuneração e facturação a vigorar;

- O Sistema de Registo de Microprodução e a ligação à rede BT;

- Apoios e incentivos fiscais

- Análise da rentabilidade do investimento

- Análise de um caso de estudo concreto, envolvendo todos os ponto acima mencionados.

Download da Brochura do Seminário - aqui

Inscrições - aqui

quinta-feira, 27 de março de 2008

Self Energy Innovation – Um olhar sobre o conhecimento…

Apesar do voluntarismo de uma elite de teimosos empreendedores e dos apoios do estado Português e da União Europeia, a aversão ao risco, o medo de falhar e a pouca vontade de iniciar uma carreira profissional independente aumentam o pessimismo que envolve o empreendedorismo. Mas, é possível vencer as adversidades e ultrapassar este síndroma pessimista sendo, a região de Coimbra um dos melhores exemplos nacionais da promoção do espírito empreendedor, bastando analisar o número de empresas criadas por antigos ou actuais alunos da UC. ver mais >

quarta-feira, 26 de março de 2008

Self Energy Innovation promove Formação em Certificação Energética, Arquitectura Bioclimática e Gestão de Energia em Sintra

No âmbito do desenvolvimento do seu centro de formação a Self Energy Innovation vai realizar em parceria com a Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES) e a Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa (FE-UCP), um conjunto de acções de formações específicas relacionadas com a Certificação Energética, as Energias Renováveis e a Eco-eficiência, de modo a incrementar a utilização racional de energia instalada nos sectores dos serviços e indústria, objectivando o desenvolvimento qualificado e sustentável no Concelho de Sintra e consequentemente em Portugal.

Todas as informações e inscrições aqui

quinta-feira, 13 de março de 2008

SE-I assina protocolo com a Universidade do Minho e a TecMinho

A Self Energy Innovation, a Universidade do Minho e a TecMinho celebraram um protocolo de colaboração tendo em vista o desenvolvimento de acções de colaboração conjuntas. As três entidades passarão a colaborar em acções como projectos conjuntos de investigação aplicada à área da energia e no desenvolvimento de projectos de inovação na área da eficiência energética. O acordo foi assinado no passado dia 1 de Fevereiro, pelo Vice-Reitor da Universidade do Minho, Professor Doutor Manuel José Magalhães Gomes Mota, pelo Vice-Presidente da TecMinho, Professor Doutor Jaime Ferreira da Silva, e pelo Eng. Frederico Dinis, Director Geral da Self Energy Innovation. Para a Self Energy Innovation, este acordo insere-se num conjunto de acções no âmbito do desenvolvimento científico e da divulgação ambiental a nível nacional, com o objectivo de incrementar tecnologias inovadoras na área das energias renováveis e da produção descentralizada, em colaboração com universidades e investigadores.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Director-Geral da SE-I dá entrevista ao Jornal "O Aveiro"

O Director Geral da Self Energy Innovation, Frederico Dinis, aceitou o convite do Jornal "O Aveiro" para falar acerca da empresa Self Energy Innovation e também da problemática energética e ambiental actual, bem como das estratégias para a ultrapassar. Sob o título "Vamos poupar o Planeta, mas também a nossa carteira", foi publicada a reportagem na edição nº835 d'O Aveiro, de 6 de Março de 2008.

Cursos de Formação SE-Innovation em AVEIRO

A Self Energy Innovation está a promover cursos de formação em "Arquitectura Bioclimática e Construção Sustentável", "Eficiência Energética em Edifícios", e "Sistemas de Gestão de Energia" em parceria com a UNAVE(Univ. de Aveiro), que decorrerão em Aveiro, nas seguintes datas:

Eficiência Energética em Edifícios: 14, 15 e 16 de Julho de 2008 - Unave/Universidade de Aveiro

Sistemas de Gestão de Energia: 24, 25 e 26 de Setembro de 2008 - Unave/Universidade de Aveiro

Arquitectura Bioclimática e Construção Sustentável: 3, 4 e 5 de Novembro de 2008 - Unave/Universidade de Aveiro

Para mais informações ou para realizar a inscrição clique aqui.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Self Energy Innovation realizou Sessões de Informação sobre novas energias em Aveiro

A pedido da Escola Secundária c/3º Ciclo Dr. Mário Sacramento e da Escola Secundária c/3º Ciclo de José Estêvão, a Self Energy Innovation realizou duas sessões de infomação sobre “A Eficiência Energética e as Energias Renováveis – O Presente e o Futuro”, abertas aos alunos dessas escolas durante a manhã de sexta-feira, 29 de Fevereiro de 2008.

Foram abordadas a problemática energética e ambiental que se vive em Portugal e no Mundo actualmente, as várias tecnologias associadas à produção de energia de base renovável e as tendências futuras da economia do hidrogénio associada à produção descentralizada de energia e aos transportes.

Foi dado especial enfoque à necessidade da Utilização Racional da Energia por parte dos alunos na escola e em casa, pois em Portugal desperdiça-se 60% da energia que se consome, e à Economia do Hidrogénio, bastante desenvolvida em países asiáticos como o Japão, a China, a Malásia e a Tailândia, e que irá certamente revolucionar o mercado energético Europeu tal como o conhecemos a curto/médio Prazo.

Estas sessões de informação inserem-se num conjunto de acções que a Self Energy Innovation está a desenvolver para as Escolas Portuguesas, já que a comunidade escolar apresenta-se como principal agente da mudança dos hábitos energéticos, de forma a travar os efeitos das alterações climáticas e a potenciar o desenvolvimento sustentável do sector energético em Portugal.