A microgeração surge como a plataforma que pretende revolucionar o actual modelo energético da maioria dos países da europa, baseado na centralização da produção e distribuição de energia eléctrica. Para além disso, tem grandes vantagens ambientais, tecnológicas e económicas.
A par desta realidade, o Governo criou recentemente o Decreto-Lei 363/2007 de 2 de Novembro, que torna económicamente viável a instalação de sistemas de microgeração nas habitações e edifícios de serviços, por permitir a venda da totalidade da energia produzida à empresa de distribuição de energia, valorizada entre 4 a 6 vezes mais que a energia comprada directamente a essa empresa.
Face à actualidade do tema e ao défice de informação e esclarecimentos existentes, a iiR Portugal, empresa multinacional dedicada à prestação de serviços de formação e consultoria, convidou a Self Energy Innovation para preparar um seminário intensivo que abordasse a temática do Licenciamento de Instalações Microprodução, por forma a esclarecer os futuros "produtores de energia", de todo o processo regulatório que vai desde o contacto com o Sistema de Registo de Microprodução, ao financiamento do projecto e à produção efectiva de energia para venda à rede.
O Seminário será conduzido e leccionado pelos especialistas do Grupo Self Energy, Dr. Miguel Matias, Dr. Francisco Carvalho, Eng. Frederico Dinis e Eng. Ricardo Silva, que irão abordar os seguintes temas:
- Benefícios e Desafios da Microgeração;
- Soluções e Tecnologias;
- Enquadramento legislativo;
- Regimes de remuneração e facturação a vigorar;
- O Sistema de Registo de Microprodução e a ligação à rede BT;
- Apoios e incentivos fiscais
- Análise da rentabilidade do investimento
- Análise de um caso de estudo concreto, envolvendo todos os ponto acima mencionados.
Download da Brochura do Seminário - aqui
Inscrições - aqui